Sobre

Os Afetos entre Política e a Psicologia

PolitcPsi

Não é bem uma novidade os impactos entre as decisões políticas e o comportamento de uma população. Em verdade, é a mais óbvia constatação, uma vez que a política pauta exatamente isso: como se comportará uma nação — de qual maneira suas instituições se organizam, quais Leis a fundam, a regem e a farão mais justa e organizada em um futuro.

Os políticos são, de fato, nossos representantes. Nós os demos a palavra. Nós garantimos a eles que falem por nós sobre o que queremos ou o que rechaçamos. Não é atoa que o Parlamentares, Parlam, como diriam os italianos e franceses em sua forma de dizer a palavra FALAR. Contudo, até onde o um sujeito consegue representar o todo? Até onde é possível que suas decisões representem uma massa que o escolheu e, principalmente, aquela outra que não o escolheu, mas também é governada por ele.

Pensando nisso, é possível elaborar algumas ideias a respeito de como é, primeiro, ser governado por alguém a que nos identificamos e, mais ainda: como é ser governado por quem desprezamos? Qual é o impacto psicológico de uma ou mais decisões políticas? A alteração ou criação Simbólica de uma Lei, a existência real de uma Portaria, a ilustração Imaginária de um Sistema Político Ideal e justo nascem na mente de uma população e germinam na fala de seus representantes, ou não.

Pensando nisso o blog PolitcPsi (Política e Psicologia? Politique-se?) existe para que o autor fale, como um político, mas também escute, como um psicanalista, um psicólogo, quais são as dores na alma da nação que o abriga. Isso, é claro, acontecerá através da interação com os leitores, que será bem-vinda em todas as suas formas: convergentes, divergentes, sugestivas, críticas e até ofensivas.

Se na Revolução Francesa tínhamos a baixa burguesia à esquerda, a nobreza e a alta burguesia à direita enquanto o centro, o pântano bebia de todos os lados possíveis, isso não mudou muito nos dias de hoje. O Poder sempre terá um custo, um investimento, um lucro ou um prejuízo — e geralmente mais de um. Vamos falar sobre tudo que nos for possível dentro deste espectro.

E essa é a Política do Blog.